segunda-feira, 27 de julho de 2009

A "minha" Biblioteca















Não, não é minha. Minha é esta teimosia, que tem cerca de trinta anos, de assegurar na minha terra natal um serviço de leitura domiciliária e local, aberto diariamente ao público: é a Biblioteca Pública de S. Paio de Oleiros, onde três vezes por ano se têm realizado também as sessões poético-gastronómicas do Quarto Crescente, seguramente das mais participadas do país.

De nada me valeria essa teimosia, se não fora o apoio das consecutivas direcções a que tenho pertencido, da autarquia, da Biblioteca Municipal, do povo oleirense, das nossas colaboradoras.

Mas é essa a principal tarefa a que me tenho dedicado - garantir esse apoio, que chegou recentemente a um ponto decisivo: a Associação que deu origem à Biblioteca em 1975 transformou-se (ou é também) mais um dos pólos da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.


Muito há ainda a fazer. E o ano de 2009 não começou bem: a intempérie de Janeiro causou sérios prejuízos na sede e fomos obrigados a proceder à sua mudança para instalações provisórias, o que não tem sido nada fácil.

É por isso que não me é possível estar aqui sempre de plantão na Praça da Poesia. Há meses que reservo a maior parte das minhas horas à recuperação da "nossa" Biblioteca.
Hoje, por exemplo, dediquei-lhe cerca de 8 horas de trabalho (voluntário e gratuito - é preciso lembrar...): li poemas e histórias para um grupo de crianças de uma escolinha local, transportei muitos quilos de livros da sede para as novas instalações e estive horas a colocá-los nos seus lugares nas estantes. Passaram hoje pelas minhas mãos, um a um, mais de oitocentos livros...

Tudo isto faz parte da missão que me foi atribuída, não por nenhum deus, mas pela minha própria vontade. Não sei como dizê-lo sem corar de vergonha por tanta imodéstia. Mas é verdade que me orgulho de sentir-me interveniente e supostamente útil à terra que me serviu de berço.

Mesmo que me provocasse mais prazer (e menos queixas físicas) ocupar todo esse tempo da minha aposentação a escrever e a produzir os meus próprios livros...