quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sou Antonin Artaud




in
découvrez.fr






Quem sou eu?
De onde venho?
Sou Antonin Artaud
e basta que eu o diga
como só eu o sei dizer
e imediatamente
hão-de ver meu corpo actual
voar em pedaço
e juntar-se
sob dez mil aspectos diversos.
Um novo corpo
no qual nunca mais
poderão esquecer-me.

Eu, Antonin Artaud, sou meu filho,
meu pai,
minha mãe
e eu mesmo.
Eu represento Antonin Artaud!
Estou sempre vivo.

Mas um vivo morto,
um morto vivo.
Sou um morto
sempre vivo
A tragédia em cena já não me basta.
Quero transportá-la para minha vida.

Eu represento totalmente a minha vida.

Onde as pessoas procuram criar obras
de arte, eu pretendo mostrar o meu espírito.
Não concebo uma obra de arte
dissociada da vida.

Eu, o senhor Antonin Artaud,
nascido em Marseille
no dia 4 de setembro de 1896,
eu sou Satã e eu sou Deus,
e pouco me importa a Virgem Maria.

Antonin Artaud
__________

Escritor francês nascido a 4 de Setembro de 1896, desde cedo apresentou problemas de saúde e neurológicos. Aos 24 anos começou a tomar tintura de ópio para aliviar dores de cabeça. Tornou-se dependente. Internado diversas vezes. Sofreu vários tratamentos para loucura (!).

Frequentava os bares de Paris nos anos 20 e 30, e costumava sentar-se no balcão só. Sentia-se feliz no seu mundo de alucinações.

Escritor, actor, dramaturgo, poeta maldito e visionário, nos anos 30 concebeu um teatro onde não haveria nenhuma distância entre actor e platéia, todo seriam actores e todos fariam parte do processo, ao mesmo tempo.
Queria devolver ao teatro a mágica e o poder do contági, contágio esse que era estabelecido pelo estado de êxtase. Uma vez abolido o palco, o ritual ocuparia o centro da plateia. Era o chamado Teatro da Crueldade.

Artaud é o existencialista do desespero. Poetas e críticos afirmam que Artaud ampliou a visão de Rimbaud do poeta vidente.

Um artista francês chegou a afirmar que ARTAUD era a reencarnação de RIMBAUD e seu sucessor espiritual. Aliás o nome ARTAUD é formado com as 3 primeiras letras de ARThur e as 3 últimas de RimbAUD.

Artaud foi encontrado morto em 4 de Março de 1948 no quarto de um sanatório de Ivry, bairro de Paris, onde estava internado. Estava aos pés da cama com um sapato na mão. Versões para a sua morte – cancro no recto (a oficial), intoxicação com heroína e morfina ou suicídio.