sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quartas Mal Ditas comemoram o Ano Internacional da Biodiversidade

















Na próxima quarta-feira, lá estaremos no Clube Literário do Porto, como acontece todos os meses,mas desta vez para falar da Biodiversidade. Para além da música, não faltarão poemas sobre o tema, nem com quem abordá-lo nas nossas conversas.

A nossa convidada é certamente a pessoa mais indicada para ilustrar esse tema com a sua formação, saber e vivência, apesar de se tratar de uma jovem.

Quem é ANA SOFIA REBOLEIRA?


Espeleóloga e bióloga.

Licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro (2006).

Mestre em Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas (2007), pela U.A., com uma dissertação intitulada: Coleópteros (Insecta, Coleoptera) cavernícolas do Maciço Calcário Estremenho: uma abordagem à sua biodiversidade.

Actualmente é bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, na Universidade de Aveiro e na Universidad de La Laguna, Espanha. Prepara uma tese sobre Conservação de fauna subterrânea em regiões cársicas.

Nos últimos anos tem dedicado a sua investigação ao estudo da Biologia Subterrânea, descobrindo e descrevendo novas espécies para a Ciência. Presidente do conselho coordenador do NEUA (Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro), é secretária executiva da Comissão Científica da Federação Portuguesa de Espeleologia e secretária da Comissão Europeia de Protecção de Cavidades da Federação Europeia de Espeleologia, membro da Sociedade Internacional de Bioespeleologia e do Grupo de Investigações Espeleológicas de Tenerife. Participa em expedições espeleológicas para diferentes partes do mundo e em vários projectos de investigação internacionais, na área da fauna subterrânea. A National Geographic Magazine (Portugal) divulgando o seu trabalho desde 2007 e em 2008 foi-lhe atribuído pela FPE um prémio de mérito, pelo seu trabalho científico em prol do interassociativismo.

O seu trabalho sobre a Biologia Subterrânea foi objecto de reportagens e entrevistas da RTP e da Antena 1 e as suas descobertas têm sido noticiadas por diversos órgãos informativos (Público, Expresso, JN, Agência Lusa, etc.).

Participou na organização de diversos encontros internacionais sobre espeleologia e em diversos projectos de investigação.

Apresentou mais de duas dúzias de trabalhos em encontros científicos, jornadas, conferências, simpósios, seminários e congressos em Portugal, Espanha, França, País de Gales e Áustria.

Publicou vários artigos e relatórios em revistas científicas especializadas.

É, além disso, uma grande apreciadora de Poesia, e muitas vezes declamou poemas em publico.