quarta-feira, 31 de julho de 2013

é urgente a alegria

















estou francamente preocupado
tenho procurado a alegria por toda a parte
e acho que ela se escapuliu como um pássaro

já vasculhei todos os meus bolsos nas  cruzetas
do guarda-fatos à procura de algum resquício
e só encontrei cotão e pó de rennies

dorinha gabriel e ana luzia
prometeram boicotar as minhas obras
se não se apresentarem vestidas de sol e de domingo

rafaela exigiu-me que eu mate a morte
uma vez por todas nunca mais a convide
a entrar na casa do poema

alberto já me chama ultrarromântico
só porque deixei um cipreste meio a soluçar
no último verso de uma estância

por seu lado um arguto jornalista
incluiu o meu nome nas fileiras do neorrealismo
só porque me entristeci com a sorte de um fato-macaco

elisabete ofereceu-me um dicionário
de onde retirou à tesourada dezenas de entradas
sinónimas de desespero  suicídio  amargura ou noite

um conterrâneo afirmou que só comprava os meus livros
por uma questão de bairrismo por eu ser o único poeta
da sua terra entre cinco  mil  habitantes

tenho que ir aos saldos comprar uns litros de alegria
quanto me custarão umas valentes gargalhadas
será que à dúzia são mais baratas

meus deuses como está caro viver feliz com o iva a 23%
e não será que vou perder a alegria logo de seguida
só com pensar que tenho de pedir a fatura

será que consigo criar o sorriso a partir do nada
talvez seja essa a solução vou começar a treinar
o sorriso porque ele é o reflexo da alma

é capaz de ser possível com um reflexo inventar a realidade 
os músculos do sorriso andam demasiado presos
mas tem que ser vou começar hoje mesmo está decidido

Anthero Monteiro 
(inédito)