quinta-feira, 25 de julho de 2013

façam o favor de esperar













Foto
Anaas






oh que chatice avariou-se a fechadura 
da porta e nenhum de nós pode sair à rua 
tenham paciência agora não posso estar com isso
tenho umas linhas para escrever 
que o pássaro me dita ao ouvido
e enquanto não se espavorece e desarvora

perdeste a chave o porta-moedas o telemóvel
vou ajudar-te mais tarde também eu estou
preocupado com uma palavra que não encontro
em que bolso da memória a terei metido
e tanto preciso dela para concluir um verso
se ao menos houvesse por aí um sinónimo adequado

não me distraiam por favor com coisas de somenos
podem cumprimentar-me amanhã dar-me um beijo
trocar impressões sobre tudo e sobre nada mas agora
quero sentar-me naquela nuvem perto dos deuses
e pedir conivência ao lápis à esferográfica
ao computador para erigir esta escadaria

o meu clube está empatado precisa que estique um pé
em frente à tv para o golo entrar o ministro das finanças
ensandeceu os impostos estão a trepar pelo feijoeiro
que dá para a lua a bolsa está em derrocada o fmi trocou
as letras agora é o fim desta macacada toda paciência
agora estou em transe agora estou em trânsito para a glória

agora esta estranha arquitetura talvez se chame poema


Anthero Monteiro