segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Amor o mar maior






Foto
A.M.









foram poucos os dias da minha vida
em que não vi o mar aliás basta chamá-lo
da varanda e ele assoma solícito
meneando-se atrás dos pinhais
mas todo o amor exige proximidade
e o mar é um velho leão familiar
a quem gosto de afagar a juba
e a quem faço rugir só para mim

é o mistério que me chama para junto dele
é aquela móvel imobilidade
o finito feito vestíbulo do infinito
o seu perpétuo chamamento
aquela repetida provocação
de quem se abeira e logo se afasta
toureiro citando uma fera na arena

mas agora quando vou ver de perto o mar
encontro-te logo sentada na poltrona
das dunas fazendo que me não vês
depois meço o insondável com estes olhos
minúsculos onde tudo cabe e deparo contigo
fazendo equilíbrios no gume do horizonte
funâmbula sobre o abismo arriscando a vida
e sorrindo maliciosa para o meu pânico

desces degrau a degrau onda a onda
até te desvaneceres a duas braçadas dos meus braços
para surgires a planar na orla da brisa
no aceno das gaivotas na silhueta dos navios
e logo aparição a correr ao longo da praia
ou metamorfose de um penedo em neblina
ou da folha do oceano em tabuleiro de prata

acendes-te aqui extingues-te além
assomas a norte esmoreces ao sul
etérea como tudo o que escapa aos mortais
indignos de possuírem mais do que promessas
de beleza de absoluto ou de eternidade

ninguém entende o contra-senso
mas as águas tomam então a cor dos teus olhos
com o vento a harpejar nos teus cabelos
paira sobre as águas um vago sorriso de enigma
que penetra até ao abismo dos peixes espalmados
e rasga outro abismo até à corcova das nuvens
habitas o coraçãozito de cada grão de areia
e fazes de um rochedo um peito iluminado de ternura

e é por toda essa luz esse fausto essa ubiquidade
esse ousar ser vertigem e saber diluir-se
essa linguagem de infinito e esse andar sobre as vagas
esse sopro que enche o vazio da amplidão
que te convoca a tardinha para a festa solene
a grande apoteose do poente

inebrio-me de cores extasio-me com os matizes
deslumbro-me com as transparências
deixo os olhos consumirem-se no fogo que tudo abrasa
e sei que és tu que o ateias e que tudo o que é grandioso
vem de ti do teu olhar mais inócuo do teu gesto mais simples
como esse de abrir as mãos e semeares pequenos luzeiros
nos sulcos da noite que chegou para apagar
os incêndios e afogar lentamente o próprio mar

e foi mais um dia sem ti contigo
porque o meu amor é fecundo como o oceano
e os meus olhos sabem multiplicar-te na natureza
e aprenderam a ver-te na irradiante beleza das coisas
foi mais uma tarde de visita ao meu amado mar
que eu não quero perder muito menos agora
que te encontrei como um tesouro sob os seixos da praia
e será mais uma noite em que me deitarei ao lado de uma certeza
essa de saber por ter experimentado que o meu amor
é maior muito maior que o próprio mar que eu amo

Anthero Monteiro (inédito)