terça-feira, 19 de março de 2013

Agora eu sei















Quando eu era petiz da altura de três palmos,
Falava muito alto para parecer um homem
E dizia: eu sei, eu sei, eu sei, eu sei.

Era o começo, era primavera.
Mas quando cheguei aos dezoito
Disse: Eu sei, aí está, desta vez eu sei.

E hoje, nestes dias em que olho para trás,
Vejo a terra em que andei de um lado para o outro
E nem sequer sei como é que ela gira!

Pelos vinte e cinco tudo eu sabia:
O amor, as rosas, a vida, a maquia.
Sim, claro, o amor era algo que eu sabia de cor!

E felizmente, como os meus companheiros, não tinha comido todo o meu pão.
No meio da vida, aprendi ainda.
O que aprendi, isso resume-se a três ou quatro palavras:

“O dia em que alguém te ama, faz muito bom tempo,
Não consigo dizer melhor: faz muito bom tempo.”

É o que me espanta ainda na vida,
A mim, que estou no outono da vida.
Esquecemos tantas noites de amargura
Mas jamais uma manhã de ternura!

Em toda a minha mocidade, quis dizer Eu sei.
Só que, quanto mais em procurava, menos sabia.

Sessenta batidas soaram no relógio,
Continuo à janela, a olhar e a interrogar-me.

Agora eu sei, eu sei que nunca se sabe nada!

A vida, o amor, o dinheiro, os amigos e as rosas…
Nunca se sabe o ruído nem a cor das coisas.
É tudo o que sei! Mas isso sei-o bem!...

Jean  Gabin (ator e cantor francês, 1904/1976),
tradução de Anthero Monteiro