sábado, 20 de março de 2010

24/3 - Inês Lourenço nas Quartas Mal Ditas



Prosseguem as Quartas Mal Ditas no Clube Literário do Porto, na quarta quarta-feira de cada mês.

Em março, será a vez de Inês Lourenço comparecer como convidada para ouvir os seus próprios poemas na voz dos dizedores "residentes" e conversar com todos acerca da sua vida e obra.

A noite será ainda enriquecida com a prestação de Sofia Lourenço ao piano.

QUEM É INÊS LOURENÇO?

Poeta portuguesa, nascida a 7 de Novembro de 1942, no Porto. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Publicou os seguintes livros de poesia:

  • Cicatriz 100%, Editora das Mulheres, Lisboa, 1980
  • Retinografias, Editora das Mulheres, Lisboa, 1986
  • Os Solistas, Limiar, Porto, 1994
  • Teoria da Imunidade, Felício & Cabral, Porto, 1996
  • Um Quarto com Cidades ao Fundo (poesia reunida, 1980-2000, com vinte inéditos) Quasi Edições, V.N. Famalicão, 2000
  • A Enganosa Respiração da Manhã, Edições Asa, Porto, 2002
  • Logros Consentidos, Ed.& etc, Lisboa, 2005
  • A Disfunção Lírica, Ed. & etc, Lisboa, 2007

Está representada em diversas antologias e numerosas coletâneas de poesia. Poemas seus foram publicados em vários jornais e revistas portuguesas, como:Jornal de Letras, Artes e Ideias, Cadernios de Surrúbia, Colóquio/Letras, Inimigo Rumor, Telhados de Vidro, Águas Furtadas, Poezine, etc.

Colaborou, igualmente, em publicações de poesia do Brasil, Espanha, França, Itália e México, com poemas que foram traduzidos nas respectivas línguas.

Coordenou e editou, entre 1987 e 1999, os Cadernos de Poesia – Hífen, com 13 números editados, na sua maioria temáticos, publicação de carácter intergeracional, em que participaram, com colaborações inéditas, grande parte dos poetas portugueses contemporâneos, bem como poetas de outras línguas.


QUEM É SOFIA LOURENÇO?

-

Pianista, natural do Porto, onde concluiu estudos superiores (Conservatório de Música do Porto, Faculdade de Letras da U.P.). Discípula de Helena Costa, foi igualmente orientada por diversos pianistas de referência (Sequeira Costa, V. Margulis, A. Larrocha, G. Sebok, C. Cebro, G. Sava, L. Simon). Obteve o Diploma de Solista de Piano (Abschlussprüfung Klavier) na conceituada Universität der Künste Berlin (Universidade das Artes de Berlim), cidade onde viveu durante cinco anos, como bolseira da Fundação Gulbenkian desde 1986. Nesta Escola foi admitida, após rigorosa selecção, com mais 7 jovens pianistas, entre 80 candidatos de todo o mundo.

Numerosas actuações a solo e em duo (clarinete, violino, saxofone, contrabaixo, canto, etc), também com orquestra e em diversos projectos culturais, em Portugal e no estrangeiro. É professora de piano na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto desde 1991. Tendo já obtido o grau de Mestre, prosseguiu estudos de doutoramento, tendo concluído com Distinção o grau de Doutor em Música e Musicologia, na Universidade de Évora em 2005. Integra desde Dezembro de 2007 como membro efectivo, o Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) na Universidade Católica Portuguesa.

Dedica-se à divulgação da música portuguesa do século XVIII ao século XX, tendo gravado 2 Cds a solo para a editora Numérica. Lançou na mesma editora em Janeiro de 2008 o último Cd a solo “Porto Romântico: Mazurkas e Romanzas”.

Em Março de 2008 editou em conjunto com a flautista Monika Duarte Streitová o Cd “DUAL”, com obras de compositores portugueses e checos, nomeadamente Álvaro Salazar, a quem a gravação é dedicada.