domingo, 28 de março de 2010

Porto Poesia - um novo tema




Foto A.M.











Abrimos hoje, Dia Nacional dos Centros Históricos, um novo tema poético deste blogue.


Imensas actividades relacionadas com a Poesia e a sua divulgação um pouco por toda a parte (só esta semana foram seis os eventos que organizámos ou em que participámos) têm-nos impedido de prosseguir neste blogue a regularidade até há algum tempo mantida na divulgação dos poetas e dos seus textos.

O blogue é certamente também culpado desta irradiação de iniciativas em todas as direcções, incluindo para fora de si mesmo.

Ainda ontem à tarde, organizámos, no Clube Literário do Porto, para comemorar (antecipadamente) esta data, uma sessão de leitura de poemas e outros textos sobre o Porto e o seu Centro Histórico. Foram nossos convidados especiais o professor José António Gomes e o seu semi-heterónimo João Pedro Mésseder, autor de um maravilhoso livro de poesia para os mais jovens sobre a Invicta (Porto Porto), que o poeta considerou «uma das cidades mais literárias da Europa».

Hoje passa também o bicentenário do nascimento de Alexandre Herculano (1810-1877), nascido em Lisboa, mas que foi funcionário da Biblioteca do Porto, que muito beneficiou com a sua competência e capacidade de trabalho. Viria a ser, aliás, eleito deputado por esta cidade em 1840.

São estas as razões que nos levam a seleccionar desta vez poemas sobre o Porto, ainda que não possamos para já, dados os inúmeros afazeres que irão prosseguir nas escolas, nas bibliotecas, nas associações culturais, etc., manter a regularidade inicial de um mês / um tema.

Então, aqui vai o próximo tema:

PORTO POESIA