sábado, 30 de maio de 2009

Rosa Alice Branco entre rosas












































Foi mais uma sessão das Quartas Mal-Ditas, ou melhor, foi uma sessão muito especial, onde todas as atenções convergiram para uma Rosa também especial, entre o aroma de outras rosas e o aroma dos seus versos.

Apesar dos futebóis, a sala encheu em cima da hora. Rosas Brancas para Alice era o tema e, por isso, foram lidos textos de vários escritores e poetas: Anthero Monteiro, José Gomes Ferreira, Saint-Exupéry, O'Neill, Sophia, Neruda, Al Berto, Joaquim Pessoa, Ricardo Reis e outros.

De seguida, a poeta convidada, que tem em casa «uma janela que dá para as rosas», leu também alguns dos seus muitos poemas sobre o assunto. Às perguntas suscitadas pelas leituras, Rosa Alice respondeu com a desenvoltura que se lhe conhece e deixou mais um perfume: o do seu saber sobre a poesia e a literatura em geral.

No final, depois da declinação completa do Rosa Rosae, uma pianista espontânea (Paula, assim se apresentou) encerrou esta cálida noite poética do dia 27/5 no Clube Literário do Porto. Aí vão algumas fotos.