sábado, 7 de novembro de 2009

Pobre de mim! Oh vida!




Leaves of Grass
,
livro considerado
"a Bíblia da
Democracia"








Pobre de mim! Oh vida! os problemas com que me defronto,
Os cortejos sem fim dos incrédulos, as cidades cheias de loucos,
As censuras que faço sempre a mim próprio (pois quem é mais louco do que eu, e quem é mais incrédulo?),
Os olhos que em vão imploram a luz, os objectivos vis, a luta sempre renovada,
Os miseráveis resultados de tudo, as sórdidas multidões que vejo arrastarem-se à minha volta,
Os anos vazios e inúteis dos outros, eu que a eles estou abraçado,
A questão, pobre de mim! com que, tão triste, me defronto - Para que serve tudo isto, pobre de mim, o vida?

- - - - - - - - - - - - - - - - Resposta

Serve para que estejas aqui - a vida e a identidade existem,
O espectáculo intenso prossegue e tu podes contribuir com a poesia.

Walt Whitman, Folhas de Erva,
Lisboa, Círculo de Leitores, 2006