quinta-feira, 19 de março de 2009

O primeiro cometa da minha vida






Cometa Hale-Bopp
sobre Indican Cove,
no Nevada - E.U.A.
in apod.nasa.gov/





Confesso que me desiludiste um pouco
Quando ouvi dizer que estavas para chegar
pus-me ansiosa à tua espera
----------------------------- Foste o primeiro
cometa da minha vida
---------------------- Antes de te conhecer pensava
que serias maior mais vistoso mais em fogo
------------------------------------------- Depois
aceitei o teu recato a tua timidez
--------------------------------- e tentámos
acertar o passo e o olhar
------------------------ Encontrámo-nos no c éu
de Cacela e depois puseste-te a caminhar comigo
até Lisboa
---------- Aqui perdemo-nos de vista
-------------------------------------- Há luz electrica
a mais
------ Nesta cidade até do céu somos despossuídos:
o burburinho das luzes obscurece os astros
------------------------------------------- que fogem
a esconder-se atrás dos montes mais próximos
----------------------------------------------- Dizem
os cientistas que voltas daqui a três mil anos
Que é isso para o deus de quem és brinquedo
e eu também?
-------------- Em breve regressarás ao teu abismo
e um dia destes também eu mergulharei no meu
Marquemos já encontro para o dia 11 d Abril
de 4997
-------- à esquina do crepúsculo

Teresa Rita Lopes, Afectos
Lisboa, Editorial Presença, 2000
--------------------------------

É
do cometa Hale-Bopp que se fala neste poema: surgiu na Primavera de 1997 e só regressará, como aqui se diz, 3 000 anos depois.