sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Buster Keaton procura no bosque a sua noiva que é uma verdadeira vaca













Foto A.M.




1, 2, 3, 4.
Nestas quatro pegadas não cabem os meus sapatos.
Se nestas quatro pegadas não cabem os meus sapatos,
de quem são estas quatro pegadas?
Dum tubarão?
Dum elefante recém-nascido ou dum pato?
Duma pulga ou duma codorniz?

(Pi, pi, pi.)

Georginaaaaaaaaa!
Onde estás?
Não te oiço, Georgina!
Que pensarão de mim os bigodes do teu papá?

(Paapááááá.)

Georginaaaaaaaaa!
Estás aí ou não?

Abeto, onde está ele?
Amieiro, onde está ela?
Pinheiro, onde está ela?

Georgina passou por aqui?

(Pi, pi, pi, pi.)

Passou à uma ruminando ervas.
Cucu,
o corvo ia-a enganando com uma flor de reseda.
Cuacuá,
a coruja, com uma ratazana morta.

Senhores, desculpem, mas tenho mecessidade de chorar!
(guá, guá, guá, guá.)

Georgina!
Agora que te faltava apenas um corno
para alcançares o grau de doutor no curso verdadeiramente útil de ciclista
e obter um boné de carteiro.

(Cri, cri, cri, cri.)

Até os grilos têm pena de mim
e a carraça me acompanha nesta dor.
Compadece-te do smoking que anda á tua procura e chora por ti no meio dos aguaceiros
e do cogumelo que ternamente
te pressente de mata em mata.

Georginaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

(Maaaaaa.)

És uma menina terna ou uma verdadeira vaca?
O meu coração sempre me disse que eras uma verdadeira vaca.
O teu papá, que eras uma terna menina.
O meu coração, que eras uma verdadeira vaca.
Uma terna menina.
Uma verdadeira vaca.
Uma menina.
Uma vaca.
Uma menina ou uma vaca?

Eu nunca o soube.
----------------- Adeus, Georgina.
----------------------------------- (Pum!)

Rafael Alberti, Antologia Poética, Selecção e tradução de Albano Martins,
Porto, Campo das Letras, 1998


N. em Puerto de Santa Maia - Cádiz - Espanha em 1932. F. Santiago do Chile em 2001.
Membro da Geração de 27, estreou-se em 1924 com Marinero en Tierra. Participou activamente na Guerra Civil de Espanha, ao lado dos republicanos. Após a queda de Madrid, em 1939, partiu para o exílio sucessivamnete para França, Argentina e Roma, regressando a Espanha em 1977. Aderira ao Partido Comunista em 1931. Em 1983, recebeu o prémio Cervantes.