sábado, 20 de junho de 2009

Anthero Monteiro na Escola EB1 de Souto - Nogueira da Regedoura



























































































































Esta semana estive na Escola EB1 de Souto, em Nogueira da Regedoura (Santa Maria da Feira).

Estas são algumas fotos da visita àquele estabelecimento, onde o poeta foi extraordinariamente bem recebido por todos, dos mais pequenos aos maiores.

Como acontece nestas situações, o que melhor sabe é verificar que os alunos conviveram com os meus livros e os meus poemas e trabalharam a partir das leituras feitas: os desenhos tentam reproduzir as ilustrações, saúdam o visitante, registam os títulos dos poemas que mais apreciaram.

Também os professores se empenharam e organizaram leituras, apresentações em power-point, entrevistas e outros pretextos para motivarem os alunos para a leitura e para a escrita.
O que pareceu entusiasmar mais os miúdos foram as leituras que fiz de alguns textos de A Sara Sardapintada* e de A Lia Que Lia Lia** e nas quais puderam participar, repetindo os refrãos (ou refrães, se preferirem).


Finalmente, foram os autógrafos - os poemas mais difíceis de escrever -, nos quais se passaram largos minutos, seguidos de prolongada e amistosa despedida.

Talvez que aquele extraterrestre que aportou na aula tenha saído de lá mais parecido com as crianças, sempre ansiosas pela brincadeira: que fiz eu mais do que brincar com o papel, com as palavras e com elas?


* Anthero Monteiro, A Sara Sardapintada, Vila Nova de Gaia, Corpos Editora, 2004

** Antero Monteiro, A Lia Que Lia Lia, Espinho, Elefante Editores, 1999 (esgotado, mas pode consultar o texto integral aqui).