segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Leitura










Pablo Picasso,
Tête d'une femme lisant







tu começaste a abrir com lentidão
um livro de poesia um tanto abstrusa
e eu comecei a abrir a tua blusa
soletrando botão após botão

tu desataste a ler e eu contrafeito
maldizendo as estrofes e o poeta
preferia poesia mais concreta
e pus-me a ler o poema do teu peito

os teus dedos folheavam bem tranquilos
numa calma malévola o volume
e os meus dedos queimavam-se no lume
que alastrava do ardor dos teus mamilos

depois interrompeste o que me lias
ficou no ar pairando o doce aroma
da tua voz que ameiga e que me doma
e dava mais poesia às tais poesias

e aqui estamos olhando um para o outro
à espera que um se renda neste impasse
eu a essa poética sintaxe
tu à morfologia do meu corpo

Anthero Monteiro, Cenas Obscenas,
V.N. Gaia, Corpos Editora, 2001