quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Só porque




Pintura de
Margarida Lima
inspirada em
Canto de Encantos
e Desencantos,
aquando do
lançamento da
1.ª edição
(1997)






Só porque tu existes
(e é sempre tempo de descobrir uma nova galáxia)
equilibro nas mãos o mar e o céu
e sou descuidado funâmbulo
sobre o fio do horizonte

Só porque tu existes
(e existes cada vez mais dentro de mim)
a vida desabrochou púrpura
o meu sangue deu cor às rosas
e as rosas despertam as almas dos violinos

Só porque tu existes
(quem me tirou as escaras dos olhos?)
basta-me este allegro moderato
para que fique completa
a inacabada sinfonia de Schubert

Só porque tu existes
(e é inenarrável ver-te existir)
passei também eu a amar-me
por ser belo quem ama a beleza
por ser bom quem ama a bondade
por não ter idade quem ama a juventude
e esconde no coração finito
o que é incomensurável

Só porque tu existes
(sim só porque tu existes)
a ternura saltou a margem do peito
as lágrimas romperam o dique
e em ondas vêm arrojar-se aos teus pés
de repente ajoelhadas
gratamente submissas


Anthero Monteiro, Canto de Encantos e Desencantos,
Vila Nova de Gaia, Corpos Editora, 2005,
2.ª edição