sábado, 1 de novembro de 2008

Big-Bang


Na minha infância, o Universo estendia-se

do Castelo até às Eiras, envolvendo a Praça

e o Cabecinho onde ficava a minha escola.

À volta eram ladeiras que velavam o sono do rio

lá no fundo. Era assim o meu mundo

que, para mim, era maior que o infinito

e que em cinco linhas aqui ficou descrito,

contrariando assim, à evidência,

uma das conjecturas da ciência.

Desde o seu Big-Bang

o meu Universo contrai-se, não se expande.


Regina Gouveia, Magnetismo Terrestre,
Porto, Fundação Dr. Luís Araújo, 2006


Nasceu em 1945 e passou a infãncia e adolescência no Nordeste Transmontano. É licenciada em Físico-Químicas pela Universidade do Porto e Mestre em Supervisão pela Universidade de Aveiro e professora do Ensino Secundário, dedicando muito tempo à formação de professores. É autora do livro de ficção Estórias com Sabor a Nordeste, e dos livros de poesia Reflexões e Interferências e Magnetismo Terrestre.