terça-feira, 25 de novembro de 2008

Fotos do Quarto Crescente (100 anos de Vale do Vouga)
































São assim as noites de Poesia na Biblioteca Pública de S. Paio de Oleiros - e muito mais que não pode ser visto nas imagens: 80 pessoas, mais de uma dezena de diseurs da Onda Poética e outros, duas dúzias de poemas, a belíssima voz e a guitarra acústica do Vítor Ferreira, entusiasmo, participação, boa disposição e, a culminar a sessão, os doces tradicionais da terra, o vinho e o convívio entre todos,
Assim se comemorou o 100.º Aniversário da inauguração do caminho-de-ferro do Vale do Vouga, com poemas todos relacionados com os comboios, com o antigo chefe da estação local (Raul Latada) a dar o apito de partida da locomotiva poética e com o cantor a interpretar o Hino do Vale do Vouga.
A iniciativa não fez parte das comemorações oficiais, pelo menos não houve representantes oficiais, a não ser da Junta de Freguesia local, mas foi, mesmo assim, uma noite histórica.
Para alguns S. Paio de Oleiros não vem no mapa, mas não há dúvida de que o Quarto Crescente já consta há muito dos roteiros poéticos do nosso país, como uma das sessões mais participadas e calorosas.

(Com os agradecimentos à Fotoliveira)