quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Molembú





Olinda Beja



Molembu minha rocinha
meu perfume de untué
minha riqueza perdida
num grãozinho de café

meu cacaueiro d'esperança
minha jaca abençoada
minha mangueira, meu jamble
minha cola desejada

minha amiga mandioca
entre o sisal escondida
minha banana meu pão
sustento da nossa vida

minha palmeira materna
meu coqueiro secular
minha fruteira d'encanto
descanso do meu olhar

Molembu minha rocinha
meu capim, minha floresta
meus passarinhos cantando
numa grinalda de festa

meu unkuêtê, minha rosa
de madeira e porcelana
meu antúrio, minha avenca
minha doçura de cana

tudo tem minha rocinha
abundância e qualidade
no distrito de Mé Zochi
para os lados da Trindade.

Maria Olinda Beja, Bô Tendê?, Aveiro, 1996

Nasceu em São Tomé e Príncipe, mas veio para Portugal aos 2 anos de idade e suponho que ainda reside em Viseu, apesar de ser professora do Ensino Secundário e ter que se sujeitar às colocações em qualquer ponto do país.
É licencidada em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Francês) na Universidade do Porto.
Esteve na Onda Poética numa noite de Inverno de 2003, disse alguns dos seus poemas e de outros, cantou e encantou: é uma show-woman.Este seu belo poeminha foi para matar as saudades...

Glossário:

Bô tendê? - Compreendes?
Cola - árvore de fruto a partir da qual se fazem refrigerantes
Jaca - fruta da jaqueira
Jamblê - árvore de fruto já muito rara
Untué - fruto extremamente viscoso, muito apreciado pelas crianças