quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Esta noite: Onda Poética



É o regresso da Onda Poética às praias de Espinho. Lá estaremos na sala das sessões da Junta de Freguesia de Espinho, na Rua 23, às 21.30 horas. É a nova temporada. Mas é também um recomeço num novo assomo de vitalidade, após 10 anos de actividade um pouco por todo o lado. A sessão de hoje subordina-se ao tema "MALDITA POESIA" e usará não apenas textos colocados neste blogue no mês de Setembro, mas também os que cada residente ou participante seleccionou para o efeito. Como vem sendo habitual, o tema passará a ser livre durante o momento dos espontâneos, podendo participar todos os interessados. Teremos connosco o grupo musical VOZES TRINADAS, que várias vezes já enriqueceu a Onda com as suas interpretações.
BREVE HISTORIAL
Neste regresso, talvez seja o momento para registar algumas notas da vida da Onda Poética. Começou nesta cidade de Espinho, na Livraria Livramar, na Rua 62, em Março de 1998. Os encontros realizavam-se na primeira quarta-feira de cada mês e tinham um carácter algo informal. A ideia terá sido do proprietário da Livramar, Miguel Cardoso, e de Nunes Carneiro da Elefante Editores, que ali realizava eventos de promoção de livros e autores, muitas vezes com a colaboração do poeta Anthero Monteiro, actual Coordenador. A tacanhez do burgo não terá ajudado a Livramar a singrar, pelo que esta, volvido algum tempo, vê-se obrigada ao encerramento. A Onda Poética andou, então, perdida pelas degradadas instalações da Biblioteca Gulbenkian local, até que foi adoptada pela Administração do Casino de Espinho, com actuações mensais na primeira segunda do mês, no Bar Dominó. As regras das salas do jogo não permitiam a entrada a menores de 18 anos. Essa foi a principal razão para a nova mudança para a Junta de Freguesia de Espinho.
Passaram pela Onda, nestes 10 anos:
- inúmeros escritores e poetas, como convidados especiais, entre eles, Mário Cláudio, Inês Lourenço, Rosa Alice Branco, válter hugo mãe, Maria Virgínia Monteiro, Fernando Morais, Onofre Varela (humorista), Olinda Beja, João Rios, etc.;
- actores ou diseurs, como José Carlos Tinoco, Amílcar Mendes, Isaque Ferreira, Alberto Bastos, José Miguel Braga, alunos das oficinas de expressão dramática da Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida, de Espinho, etc.;
- cantores e músicos, como Manuel Freire, Juca Rocha (pianista recentemente falecido), Carlos Andrade e a sua guitarra acústica, dezenas de professores e alunos da Academia de Música de Espinho, José Peixoto, Grupo Raízes do Fado, Grupo Pólen, Daniel Cunha (pianista), Tiago Meireles, Rui David, Rocha Ferreira e Manuel Valdrez, Vozes Trinadas, etc.
A história da Onda Poética conta também com a colaboração assídua, durante anos, de personalidades hoje muito conhecidas do teatro, das novelas ou da televisão: Pedro Lamares, Hélder Reis, Arminda Rosa Pereira (ou Mirró Pereira).
A Onda Poética ou elementos seus têm sido solicitados para participar em múltiplas iniciativas em bares, associações culturais, bibliotecas, em dezenas de localidades: Porto, Espinho, Feira, S. João da Madeira, Ovar, Vila Nova de Gaia, Famalicão, etc.
Entre os residentes da Onda, contam-se vários poetas com obra publicada (Edgar Carneiro, Anthero Monteiro, Manuela Correia, Luís Carvalho) ou a publicar em breve (Gilberto Pereira).