segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Oscar Hummel


Foi numa noite de nevoeiro, por volta das nove horas,

poucas estrelas se viam no céu, e eu,

aos esses pela escuridão, tentava orientar-me por elas,

de modo a conseguir chegar a casa.

Mas estava perdido, não percebo como,

pois não me tinha desviado da estrada.

Entrei aos trambolhões por um portão que dava acesso a um pátio

e chamei o mais alto que pude:

«Ó violinista! Ó Sr. Jones!»

(pensei que era a casa dele e que ele me diria o caminho.)

E não é que me aparece o A. D. Blood,

de camisa de noite, a brandir um cajado

e a rugir contra as malditas tabernas

mais os criminosos que nelas se fazem?

«Oscar Hummel, seu bêbado!», disse ele,

enquanto eu cambaleava de um lado para o outro,

recebendo as cacetadas que ele me dava

até que caí morto aos seus pés.


Edgar Lee Masters, Spoon River Uma Antologia, Lisboa, Relógio d'Água, 2003

(tradução e prólogo de José Miguel Silva)


Nasceu em Garnett, Kansas, em 1868. Mudou-se para Petersburg e, mais tarde, para Lewinstown, ambas localidades situadas nas margens do rio Spoon, afluente do Illinois. Spoon River Anthology é uma galeria de retratos-epitáfios de personagens que terá conhecido quando trabalhou como jornalista no Lewinstown News. Morreu em 1950 e, segundo José Miguel Silva, «foi sepultado no cemitério de Petersburg, entre alguns desses mortos a quem tentera insuflar uma segunda alma».