segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Promoção do livro, da leitura (de mim próprio?)

Alguns dirão que me promovo e não deixa de ser verdade: todos os dias me sinto um pouco mais sábio, ainda que mais esquecido (e de mim também).
Na passada quinta-feira, eu estava lá, como estive dezenas de dias da minha vida, também junto dos mais pequeninos (estes têm dois/três anos), a promover o livro e a leitura e, certamente, a promovê-los também. É ao pé deles que eu me sinto mais promovido.
Li-lhes pequenos contos, conversei com eles, mostrei-lhes os cantos da Biblioteca da minha terra, à frente da qual me promovo há cerca de trinta anos, sem, contudo, receber um cêntimo por isso. Isso é que seria despromover-me.
E vivam os livros e a biblioteca e a leitura e a poesia, que também lhes leio! E vivam as crianças! E viva eu mais um tempito, enquanto espero que alguém queira substituir-me...
(Um obrigado à Rosa Dias que ali esteve comigo, certamente a promover-se também...)